
Mitos x Verdades
Estrias na Gravidez
Especialistas explicam o que é verdade e o que é mentira.
– Verdade: Aquela coceirinha tentadora pode indicar o aparecimento das estrias. É um sinal de que a pele está desidratada. A solução é pedir a um especialista um bom creme. “A correção pode ser feita com hidratantes adequados, de formulação simples, com óleos vegetais ou cremes que obedeçam às restrições para gestantes”, diz a dermatologista Valéria Petri.
– Verdade: Abra o sinal verde para os alimentos com vitamina C. Eles estimulam a produção de colágeno, que ajuda a fortalecer a pele.
– Verdade: Refrigerante pode causar estria. “Os refrigerantes podem contribuir com o aumento de peso, que pode facilitar o surgimento das estrias. Portanto, trata-se de um provável efeito indireto”, analisa Valéria.
– Mito: Roupas apertadas causam estrias. A roupa apertada não é capaz de romper as fibras da pele e, de acordo com a especialista, não deve ser responsabilizada pelo surgimento de estrias.
– Há controvérsias: Gelatina é uma excelente aliada e ajuda a repor o colágeno. “A ingestão de gelatina é controversa, não existindo nenhum trabalho feito com o rigor científico que comprove sua real eficácia”, diz Abdo Salomão. Entretanto, Valéria Petri salienta que alguns pesquisadores acreditam que a ingestão de gelatina favorece a reconstrução das fibras de colágeno rompidas. “Mas a gelatina que eventualmente pode auxiliar na prevenção das estrias e produzir melhorias na estrutura da pele é a que contém colágeno hidrolisado, não a gelatina comum”, adverte.
Lesões irreversíveis
Nunca é demais ressaltar que as estrias são lesões irreversíveis e, portanto, não existe um tratamento que faça a pele voltar exatamente ao que era antes. “Não há cura porque as fibras elásticas não se regeneram. A alternativa é melhorar a aparência da área atingida estimulando a produção de colágeno, fibra que dá sustentação à pele”, diz Otávio Macedo.
Mesmo não tendo 100% de garantia sobre estar livre desses risquinhos indesejáveis, o melhor caminho é mesmo a prevenção. Não custa nada ter um cuidadinho especial aqui, passar um hidratantezinho ali. Afinal, se as estrias não te pegarem durante a gravidez, você estará linda e no lucro!